Foto Ação do Coração em Boa Vista

Ação do Coração promove empatia entre venezuelanos e brasileiros em Boa Vista

Mulheres e crianças venezuelanas que vivem no abrigo São Vicente, em Boa Vista (RR), estão produzindo corações de pano que serão doados nesta quarta-feira, 1º, à comunidade local. A atividade é parte da campanha “Ação do Coração”, que reúne milhares de pessoas do Brasil e é promovida pela Associação Eduardo Furkini, de Santos (SP).

Voluntários da Associação Eduardo Furkini e da ONG AVSI Brasil estão realizando oficinas de trabalho no abrigo São Vicente para confeccionar os corações. Nestas oficinas, os participantes são convidados a confeccionar um coração de tecido e, ao recheá-lo, ir mentalizando boas intenções e sentimentos para a pessoa desconhecida que irá recebê-lo. Tal dinâmica também permite que os abrigados absorvam componentes da cultural local, melhorando seu relacionamento com a comunidade de acolhida.

Cerca de 80 pessoas foram envolvidas no abrigo, que acolhe cerca de 400 venezuelanos – especialmente famílias com crianças, mulheres grávidas e pessoas com necessidades especiais. A entrega dos corações para moradores locais acontecerá às 15hs, no abrigo, que está localizado próximo à Igreja da Consolata, no bairro São Vicente. A imprensa poderá acompanhar esta atividade.

A “Ação do Coração” é um grande esforço de mobilização social onde as pessoas se reúnem para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos que são dados a uma pessoa desconhecida. Em Santos, onde no dia 02 de agosto acontece a principal ação da campanha, os corações são distribuídos à população na Praça Mauá, no centro da cidade. Cada pessoa leva dois corações, um para si e outro para presentear a alguém que ama.

Além da distribuição em praça pública, os corações são levados por voluntários da Associação Eduardo Furkini a hospitais e unidades da Fundação Casa. A atividade acontece desde 2012, e no ano passado confeccionou mais de 150 mil corações em 44 cidades e oito países. Para a associação, esta atividade é “recheada de boas intenções” e “uma celebração do amor, da esperança, da fé e da doação”.

Todos os anos, a “Ação do Coração” busca refletir temas que refletem a sociedade atual e o mundo contemporâneo. Em 2018, o projeto tem como tema “Nosso Coração, Nosso Território – Refugiados, Excluídos e Migrantes”, e conta com o apoio institucional do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados).

A escolha deste tema permitiu reunir esforços aos já realizados por outras instituições para sensibilizar a sociedade sobre esta a questão dos refugiados e migrantes. Em junho deste ano, com apoio dos Correios do Brasil, a parceria entre a Associação Eduardo Furkini e o ACNUR viabilizou a confecção de um selo postal alusivo a Sétima Edição do Coração. O lançamento deste selo aconteceu no Dia Mundial do Refugiado (celebrado em todo o mundo no dia 20 de junho), com o intuito de chamar a atenção da sociedade para esta população.

O selo postal e o carimbo comemorativo à 7ª “Ação do Coração” foram lançados no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e contou com a presença de autoridades e entidades que apoiam refugiados e migrantes.

Por meio da “Ação do Coração”, a Associação Eduardo Furkini arrecada alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos que são destinados a instituições que auxiliam populações vulneráveis – inclusive refugiados e migrantes. Essa arrecadação acontece em Santos, São Vicente, São Paulo e em onze cidades do Vale do Ribeira (SP). No ano passado, foram coletadas quase 50 mil peças de roupa, além de cinco mil brinquedos e 10 toneladas de alimentos.

A temática desta edição da “Ação do Coração” busca promover uma reflexão sobre quais ações podem ser feitas para promover a convivência pacífica entre refugiados, migrantes e as comunidades de acolhida.

A Associação Eduardo Furkini foi fundada em setembro de 2011, na cidade de Santos (SP), e é uma entidade civil sem fins lucrativos que busca atender jovens a partir dos 18 anos de idade por meio da concessão de bolsas de estudos prioritariamente em áreas ligadas à saúde, turismo, idiomas, artes e esportes.

“A parceria institucional com o ACNUR nos enche de orgulho e de responsabilidade”, ressalta Alexandre Camilo, idealizador do projeto. Sobre o selo lançado em junho, Camilo destaca que o artista e cordelista J. Borges produziu uma xilogravura simbólica especialmente para a ocasião “com o Brasil de braços abertos cercado de pessoas de diversas etnias em harmonia”. Para o xilogravurista J.Borges, “as pessoas pensam que os refugiados não têm coração, mas têm sim. Vamos abraçar esses corações de fora e fazer com que sejam felizes”.

Serviço:

• O que: Projeto “Ação do Coração” no Abrigo São Vicente

• Onde: Rua Araguara, s/n, ao lado da Igreja da Consolata (Boa Vista, Roraima)

• Quando: a partir das 15hs

• Outras informações: Unidade de Informação Pública do ACNUR – fone 61.3044.5744 – e-mail: brabrpi@unhcr.org

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da AEF.

Endereço

Av. Rangel Pestana, 316 - Santos - SP

Telefone

(13) 3345 3893

Email

contato@aef.org.br

× Como posso te ajudar?