Foto Selo Ação do Coração

Ação do Coração lança selo oficial na próxima quarta-feira; Tema deste ano debate os refugiados

O lançamento do Selo Comemorativo da 7ª Edição da Campanha Ação do Coração 2018acontece nesta quarta-feira (20), data em que também é comemorado o Dia Mundial do Refugiados. O evento acontece às 3 da tarde, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O dia escolhido pela Associação Eduardo Furkini vai ao encontro do tema que é ‘Nosso Coração, Nosso Território’, com foco em refugiados, excluídos e migrantes. Já o dia 20 de junho é considerado o Dia Mundial do Refugiado instituído no ano 2.000 pela ONU, que visa homenagear a coragem e a força das milhões de pessoas que são obrigadas a fugir de suas casas e se refugiar em outras localidades para evitar perseguições, calamidades naturais ou guerras.

A temática desta edição da Ação do Coração quer sensibilizar a população, levara reflexão, proporcionar ações de aceitaçãoe acolher os refugiados, excluídos e migrantes. Pensando nisso, serão promovidos encontros onde os refugiadosirão participar ao confeccionar corações cheios de bons sentimentos e irão receber através de ONGs parceiras da Associação Eduardo Furkini, indicadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a doação de alimentos nãoperecíveis, agasalhos e brinquedos arrecadados durante a campanha.

A ideia da celebração, neste dia, foi da Associação Eduardo Furkini em parceria com o ACNUR e contou com o apoio dos Correios e do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. Toda estratégia foi pensada para reforçar a importância do tema no cenário mundial mostrando a força do amor e importância de pequenos gestos de doação.

Segundo o ator Alexandre Camilo, idealizador do projeto, será um dia muito importante para a Ação. “Meu coração está batendo forte. Toda cerimônia será muito significativa. A parceria institucional com o ACNUR nos enche de orgulho e responsabilidade,a participação dos Correios que é a única instituição que está presente em todas as cidades do Brasil e une nosso país de uma maneira simbólica. Além de tudo, o artista J. Borges que fez uma doação de sua xilogravura confeccionada especialmente para o selo, nela vemos um Brasil com braços abertos cercado de pessoas de diversas etnias em harmonia, que demonstra em uma imagem tudo o que queremos passar com a escolha deste tema”, afirmou.

A imagem símbolo da campanha deste ano foi criadapelo artista e cordelista José Francisco Borges conhecido como J. Borges, xilogravurista reconhecido internacionalmente, que é um grande parceiro desde a segunda edição do projeto. O artista conta que se sente muito feliz em participar em mais um ano. “Tem pessoas que pensam que os refugiados não têm coração, mas tem sim. Vamos abraçar esses corações de fora e fazer com que sejam felizes. É uma honra participar mais um ano da Ação do Coração”.

A parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) foi inicialmente intermediadapelo Deputado Papa, que recentemente apresentou no plenário da câmara a emenda na medida provisória 820, que possibilita articular a participação das entidades e organizações da sociedade civil na execução de medidas emergenciais de assistência para acolhimento dos imigrantes e refugiados que estão no Brasil em situação de vulnerabilidade.

“Receber, acolher e reconhecer pessoas que não encontram condições de viver em seus países é ação de caráter humanitário que exige o esforço de todos, governo e sociedade. Acerta a Ação do Coração em tratar desse tema, tão sensível, neste momento. Certamente, mais pessoas serão sensibilizadas a respeito da questão dos refugiados”, afirmou Papa.

Ação do Coração
A campanha é uma grande mobilização onde as pessoas se reúnem para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados com uma boa intenção, além de fazerem doações de materiais que são destinadas a instituições de auxílio e caridade. A data é referente ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, que faleceu vítima de um infarto e que inspirou o movimento.

No ano passado, a Ação do Coração recebeu quase 50 mil peças de roupas, quase cinco mil brinquedos e mais de 10 toneladas de alimentos. Foram confeccionados mais de 150 mil corações em 44 cidades e oito países.

Quarta-feira (20) será o dia de lançamento do Selo Comemorativo da 7ª Edição da Campanha Ação do Coração 2018. A data foi escolhida por conta do Dia Mundial do Refugiados. O evento será às 15h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O tema deste ano da Ação do Coração será ‘Nosso Coração, Nosso Território’ e terá como foco refugiados, excluídos e migrantes.

O objetivo da Associação Eduardo Furkini é sensibilizar a população, levar a reflexão, proporcionar ações de aceitação e acolher os refugiados, excluídos e migrantes. Estão previstas ainda encontros onde os refugiados confeccionarão corações e irão receber através de ONGs parceiras da associação indicadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a doação de alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos arrecadados durante a campanha.

O evento conta ainda com o apoio dos Correios e do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. “Meu coração está batendo forte. Toda cerimônia será muito significativa”, diz o ator Alexandre Camilo, idealizador do projeto. A imagem símbolo da campanha foi criada pelo xilogravurista e cordelista José Francisco Borges.

Fonte: SantaPortal

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