Associação Eduardo Furkini celebrou o Dia de Reis em hospitais e maternidades da Baixada Santista e de São Paulo.
Crianças e idosos receberam a visita dos Três Reis Magos no último domingo (6). A quarta edição do projeto ‘Dia de Reis: Dia de Estar Presente’, criado pela ONG Associação Eduardo Furkini, levou presentes para pacientes de hospitais e maternidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e na capital paulista. Voluntários se fantasiaram a partir da história bíblica e fizeram as visitas com orações e presentes arrecadados por meio de doações e vaquinhas.
Com campanhas de arrecadação desde 1º de dezembro, a associação juntou mais de 7.500 itens de higiene, entre fraldas, sabonetes e lenços umedecidos. Foram atendidas mais de 460 pessoas diretamente, entre mães, crianças, gestantes e idosos. Segundo o professor Alexandre Camilo, fundador da ONG, a visita dos ‘Reis Magos’ causa impacto em pacientes e funcionários. “É muito emocionante perceber o quanto as pessoas ficam felizes com a nossa visita. As mães percebem os Reis Magos e entendem que seus filhos representam o Menino Jesus. É muito bonito ver o quanto essas pessoas ficam emocionadas”, diz.
Para a dona de Casa Daiane Vasques Moresche, de 32 anos, o trabalho dos voluntários ajuda os pacientes e é necessário para a comunidade. “A visita deles é um momento de muita emoção, de uma energia muito boa. O momento mais bonito para mim foi quando eles disseram que iam transmitir todo tipo de energia positiva para mim e para o meu bebê”, lembra. Daiane deu a luz ao filho no domingo (6), no dia da visita dos Três Reis Magos.
Os voluntários, vestidos de Três Reis Magos, entregaram presentes e kits de higiene para os paciente e animaram as alas de oncologia, pediatria e maternidade com músicas e orações. Camilo destaca a presença da professora de música Marcita Mendonça, que acompanhou os voluntários enquanto tocava flauta.
A ONG visitou oito entidades em quatro cidades: a Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital dos Estivadores em Santos; o Hospital São José e o CREI (Centro Referência Emergência Internação) em São Vicente; o Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande; o Centro de Acolhida do Amparo Maternal e o Hospital Ipiranga em São Paulo.
A ONG foi fundada em setembro de 2011 por Alexandre Camilo como uma homenagem ao irmão Eduardo Furkini, que havia falecido no mês anterior. Desde então, tem realizado projetos como o Ação do Coração e o Semeando Histórias.